quarta-feira, 26 de agosto de 2015

MANUTENÇÃO PREVENTIVA NA MOTO: 5 DICAS PARA ECONOMIZAR NO MECÂNICO

Dicas do site motoboy.com

Todo profissional que tem a moto como ferramenta de trabalho sabe da importância da manutenção preventiva. Cuidar do veículo, além de uma questão de segurança, é fundamental para melhorar a produtividade e, consequentemente, o faturamento e a lucratividade, seja do profissional ou da empresa.

Em geral, existem 3 tipos de manutenções: a corretiva, quando ocorre quebra ou parada no funcionamento; a preventiva, que busca evitar a quebra ou parada da motocicleta (incluindo nesta categoria as revisões periódicas); e a preditiva, cujo objetivo é estimar quando deve ser feita a preventiva, evitando surpresas.

No artigo de hoje, vamos abordar 5 dicas simples de manutenção preventiva na moto que você pode adotar para evitar problemas e gastos inesperados com o mecânico.

Manutenção preventiva na moto em 5 dicas:
#1 Lubrificação da corrente
Em condições normais, no asfalto, a corrente deve ser lubrificada com óleo adequado a cada 500km rodados, em média. Porém, sob chuva forte e alagamento, ou em dias muito quentes, ou ainda após transitar sob forte poeira, essa lubrificação deve ocorrer antes, evitando o desgaste tanto da corrente quanto da coroa e do pinhão.

Não custa lembrar que a cada 1.000km rodados o motociclista deve verificar a folga da corrente. No manual do proprietário existem orientações sobre qual a folga máxima, em centímetros, permitida para rodar com segurança.

#2 Lubrificação do motor
O óleo de lubrificação do motor também deve ser checado a cada 1.000km rodados. Além de resfriar os componentes internos, o óleo evita o desgaste excessivo do motor e diminui o atrito do câmbio. Para evitar distorções na medição, desligue o motor por 5 minutos e, em seguida, segure a moto na posição vertical, sem usar o apoio lateral. Somente após esse procedimento você poderá checar se o nível de óleo está correto, completando caso esteja muito baixo.

É importante deixar sempre anotado qual a especificação do óleo no motor. Informações como fabricante, viscosidade e prazos para substituição do fluido devem estar sempre à mão.

#3 Chaves e chaveiros no tanque de combustível
Pode parecer bobagem, mas deixar diversas chaves no mesmo chaveiro da moto pode ser um problema na hora de abrir o tanque para abastecer. O peso pode forçar o miolo da fechadura, abrindo folgas e prejudicando seu funcionamento. Sem contar que o metal das chaves e chaveiro, em contato com a pintura da moto, pode arranhar a lataria.

#4 Checagem dos freios
Outro indicador que deve ser checado a cada 1.000km rodados é o sistema de freios. Muitas motos têm freio à disco na roda dianteira, mantendo o modelo em tambor na roda traseira. É preciso checar ambos. O disco, por estar exposto, é mais fácil de ser visualizado. Se as pastilhas de freio estiverem com menos de 1mm de espessura, devem ser substituídas imediatamente, evitando desgaste do disco de freio, que é bem mais caro. O modelo em tambor, por sua vez, deve ter no máximo 3cm de folga entre as sapatas, sendo necessário um ajuste quando ele se desgasta.

#5 O uso da bateria
Apesar de não ser possível medir com facilidade qual o nível de carga da bateria, o hábito de muitos motociclistas brasileiros de ligar a moto com o farol ligado acelera o desgaste do equipamento, diminuindo a vida útil e forçando a substituição por uma bateria nova num prazo menor. Mudar esse hábito garante uma boa economia.

Criando ou mudando seus hábitos de manutenção preventiva, é possível diminuir a frequência e o custo de visitas ao mecânico da sua moto. E isso significa mais tempo e dinheiro para você dedicar àquilo que quiser.

Ainda tem dúvidas sobre manutenção preventiva na moto? Deixe um comentário abaixo. Até mais!


by Motoboy SP